Marketing de afiliados

Marketing de afiliados é um negócio digital onde você tem a oportunidade de vender produtos de outras pessoas ou empresas através da internet e com isso ganhar super comissões sobre as vendas realizadas. É totalmente legal juridicamente e por isso vem encantando milhões de pessoas no mundo todo!

O marketing de afiliados é um modelo de negócio muito lucrativo, que se tornou o ganha pão de muita gente. A oportunidade de altos ganhos e a facilidade de todo o processo, tem feito muitas pessoas mudarem de vida e entrar de cabeça no atraente mercado dos afiliados.

Diariamente inúmeras pessoas estão recorrendo ao mercado de afiliados para conquistar seus sonhos, como carro, casa própria, fazer viagens, etc. É possível, desde que exista dedicação por parte do afiliado envolvido.

Mas o que é marketing de afiliados na prática? Sabe aquela revendedora de cosméticos que te entrega uma revistinha, você escolhe um produto e recebe esse produto dias depois? Então, essa revendedora ganhou uma comissão por te indicar um produto. Isso é o marketing de afiliados em sua mais pura essência.

Acontece que existe a possibilidade de fazer quase a mesma coisa que um revendedor de cosméticos faz, mas de forma online, usando apenas um computador (ou celular). Basicamente o afiliado se cadastra gratuitamente em um programa de afiliados, escolhe um produto para divulgar, copia um link de divulgação e começa divulgar esse link para pessoas interessadas, de forma estratégica.

Mas pode relaxar, vou explicar passo a passo como funciona o marketing de afiliados, você não vai entender tudo somente nos parágrafos acima, mas se acompanhar todo conteúdo do Afiliado Esporte Clube, pode ter certeza que além de entender, vai ter ótimos resultados nesse mercado.

O que você precisa entender agora é que o marketing de afiliados é responsável por mudar a vida de muitas pessoas no Brasil e no mundo (no Brasil estamos muito atrasados em relação ao exterior). E agora você tem a oportunidade de ter a vida transformada também, mas antes, vamos entender um pouco mais sobre esse mercado.

O que é marketing de afiliados?

O que é marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um negócio onde você vende produtos de terceiros e ganha uma comissão sobre cada venda realizada. E se você trabalhar como um afiliado de produtos digitais (cursos, ebooks, softwares…) poderá ganhar comissões bem gordas.

Também é possível vender produtos físicos de grandes ecommerces, como Netshoes, Americas, Submarino… mas as comissões não são tão generosas como os produtos digitais. Vendendo produtos digitais como afiliado você ganha cerca de 60% de comissão, já vendendo produtos físicos a comissão não costuma passar de 3%. Venda produtos digitais se quiser ganhar dinheiro!

Sendo afiliado de um produto, você recebe um link exclusivo e deve efetuar vendas por meio desse link. A cada venda que feita através do seu link de afiliado, você recebe uma comissão.

Esse link de afiliado que você vai usar, é inteligente, e consegue perfeitamente saber que a venda do produto foi feita por uma indicação sua, portanto, sempre que você divulgar seu link de afiliado e uma pessoa clicar e comprar o produto, você vai ganhar sua comissão bonitinha lá dentro do programa de afiliado.

Ainda vou falar mais sobre as plataformas de marketing de afiliação, pode relaxar, pois estamos só no começo da aventura 😀

Se você quer ser um afiliado de sucesso, tudo que precisa saber é como escolher bons produtos e fazer uma boa divulgação do seu link de afiliado. E uma das vantagens é que para se afiliar a um produto e se cadastrar nas plataformas de afiliação, é totalmente gratuito, você não paga nada!

Você se cadastra, se vender, ganha dinheiro, se não vender, não ganha nada e também não paga nada!

Vou repetir e dizer que você pode ser um afiliado que divulga produtos físicos ou digitais, mas os produtos físicos (tênis, celulares, eletrodomésticos…) costumam ter comissões menores, por ter custos com frete, estoque, entrega, funcionários, etc. Sendo assim, como falei acima, um afiliado de produtos digitais (cursos online, livros digitais (ebooks), softwares…) tem um faturamento mais alto, pois a comissão pode chegar ou passar de 60%.

O que não é marketing de afiliados?

O que não é marketing de afiliados

O marketing de afiliados costuma ser confundido com pirâmide financeira, marketing multinível ou outras formas de ganhar dinheiro online e rápido. Porém, ele não se enquadra em nenhuma dessas classificações, pois a profissão de afiliado (sim, é uma profissão séria e digna) é legal perante a lei e possui possibilidades de ganhos reais.

Pirâmide financeira configura crime previsto em lei, com pena de prisão. Esses esquemas não se baseiam em vendas e nem existem produtos para serem vendidos. Os participantes precisam recrutar mais pessoas para fazer parte do esquema. Quase sempre é cobrado um investimento inicial e prometido ganhos absurdos. Portanto, lucrar depende de quantas pessoas são recrutadas. Isso não é marketing de afiliados!

Já o marketing de rede ou multinível é legalizado e se baseia no recrutamento de pessoas para revender produtos ou serviços de uma empresa. Mas isso também não é marketing de afiliados, pois um afiliado não vai recrutar ninguém, ele só vai vender produtos ou serviços, mas nunca convidar ninguém para vender.

Definitivamente, marketing de afiliados não não é ilegal, não é pirâmide financeira e nem marketing de rede. Marketing de afiliados é uma coisa, pirâmide ou marketing de rede é outra coisa diferente. O afiliado merece respeito e o Afiliado Esporte Clube vai fazer essa profissão ter o respeito que merece, pode acreditar!

Vantagens e benefícios de trabalhar como afiliado

Vantagens de trabalhar como afiliado

Acredito que até aqui você já se convenceu de que trabalhar com marketing de afiliados é uma oportunidade super promissora. Não menospreze o potencial de um modelo de negócios como esse. Se dê uma chance, tudo o que você precisa de início é um computador (celular), internet e dedicação para aprender as estratégias para vender como afiliado e com isso ter ótimos resultados.

Pode ser que um dia apareça algo, mas ainda não conheço nenhum outro mercado com tantas vantagens e benefícios como o marketing de afiliados possui. Listei abaixo quais são as principais vantagens de ser um afiliado profissional, confira:

1. Liberdade de tempo

Sendo um afiliado, você é quem faz seu horário de trabalho. Não existe horário comercial, a rede está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você é quem faz seus horários, dentro de suas possibilidades e objetivos traçados. Podendo trabalhar só duas horas por dia depois do emprego ou o dia todo se quiser.

2. Liberdade financeira

Na profissão de afiliado, com dedicação e trabalho, você pode ter um retorno financeiro muito satisfatório. Afinal, não existe número limite de produtos que você possa se filiar, ou seja, os ganhos podem ser infinitos, desde que você saiba como trabalhar nesse mercado. Você pode ir desde a renda extra até a independência financeira total, o que já acontece com milhares de afiliados.

3. Liberdade geográfica

Uma vez que seu único e necessário instrumento de trabalho é um computador com internet, você pode trabalhar de onde quiser, não importa. Você pode estar no sofá da sua casa ou em um hotel em Las Vegas investindo na divulgação do seu link de afiliado. Bora pra Rússia?

4. Baixo investimento inicial

Para começar efetivamente a trabalhar no marketing de afiliados, você não precisa ter uma grana alta. Na verdade nem precisa gastar dinheiro para começar, se já tiver o essencial. Um computador mediano e uma internet de qualidade são os únicos investimentos. Além disso, talvez seja necessário algum trocado para as ferramentas e cursos que ajudarão a impulsionar suas vendas.

5. Não precisa deixar o emprego atual

A comodidade de trabalhar com o marketing de afiliados te possibilita realizar outras tarefas paralelamente. Sendo assim, você não precisa deixar seu emprego atual para se aventurar ou se tornar um afiliado profissional.

Nunca abandone seu emprego sem antes ter uma fonte de renda estável e segura. Se você trabalhar da forma correta, poderá ter isso (estabilidade e segurança) trabalhando como afiliado em tempo integral.

6. Não tem logística

Nesse negócio você não tem custos com espaço físico (aluguel), funcionários, estoque e nem envio de produtos aos clientes. Sua única responsabilidade é divulgar seu link de forma inteligente e profissional para obter muitas comissões.

7. Você é seu chefe

Depois da liberdade financeira, essa com certeza é uma das vantagens mais atrativas quando falamos do marketing de afiliados: ser o seu próprio chefe. Quem nunca sonhou em pedir as contas do emprego e abrir o próprio negócio, né?! Sendo um afiliado profissional, você é seu próprio chefe, define seus horários, prioridades, metas e tudo o mais.

Gostou das vantagens de ser um afiliado? Então você pode começar a aprender um pouco mais sobre esse mercado super lucrativo acessando o artigo onde dou dicas para afiliados iniciantes.

É possível ganhar dinheiro com marketing de afiliados?

É possível ganhar dinheiro com marketing de afiliados

Sim, é possível ganhar dinheiro como afiliado, da mesma forma que também é possível ganhar dinheiro vendendo balas e água no semáforo, vendendo guarda chuva, vendendo roupas, espetinho de carne, etc. Percebeu que sempre tem a palavra “vender” envolvida?

É exatamente isso que você precisa fazer se quiser ganhar dinheiro com o marketing de afiliados: dominar as estratégias de vendas que os grandes afiliados usam.

Existe um cara que fez fortuna vendendo balas em barracas de camelô no Rio de Janeiro. Esse cara se chama David Portes e hoje é um palestrante milionário. Ele atribui seu sucesso às vendas! Eu falei sobre isso só para você entender que é possível ganhar dinheiro com as formas mais inimagináveis!

Para ter sua confiança, preciso ser sincero e falar que existem diversas pessoas ganhando milhões de reais todos os meses como afiliado (sim, milhões) mas também existem pessoas que dificilmente conseguem ganhar mil reais nessa mesma atividade. A diferença é que enquanto alguns estudam e sabem vender, outros tem terror em ouvir a palavra “vendas”.

As pessoas que ganham muito dinheiro trabalhando como afiliado, dominam as estratégias corretas para atrair e converter (vender). As pessoas que não ganham dinheiro como afiliado, fazem as coisas de qualquer forma, não tem planejamento e pensam que trabalhar na internet é só apertar um botão que tudo vai acontecer de forma milagrosa e fácil, que não precisa de dedicação e (muito) estudo. Errado!

Exatamente aqui nessa página tem uma parte onde eu me aprofundo mais e falo sobre as principais estratégias que uma pessoa deve aplicar para ganhar dinheiro trabalhando como afiliado. Mas me adiantando e já respondendo a pergunta desse tópico: se você se dedicar e estudar, é possível ganhar muito dinheiro trabalhando como afiliado!

Mas, por favor, aceite um conselho meu de coração: esse é um mercado fantástico e você pode se surpreender muito com as maravilhas que ele pode te proporcionar, mas não queira começar de qualquer forma, tenha planejamento e principalmente, estude muito!

Fazendo isso, além de ser um afiliado que ganha muito dinheiro, você vai ser um profissional reconhecido no marketing de afiliado, um afiliado que tem liberdade financeira e de tempo para curtir as melhores coisas da vida.

O marketing de afiliados transforma vidas

O marketing de afiliados transforma vidas

Muitas pessoas reclamam das poucas oportunidades sobre ter uma melhor qualidade de vida. Acredito que essas pessoas definitivamente não conhecem o marketing de afiliados.

Falo isso porque o mercado de afiliados é responsável direto por proporcionar liberdade financeira, de tempo e geográfica para milhares de pessoas no Brasil e no exterior. No Brasil estamos apenas começando, e somos pequenos perto do mercado de afiliação nos EUA, por exemplo.

O marketing de afiliados transforma vidas sim, é um negócio que já ajudou e vem ajudando pessoas e famílias desacreditadas, que decidiram dar um voto de confiança e se dedicaram ao negócio.

Como em qualquer negócio lícito, no marketing de afiliados não existe promessas de altos ganhos financeiros, mas posso te afirmar com todas as letras, que se você se esforçar, se dedicar ao estudo do negócio, você com certeza será uma dessas pessoas que terá a vida transformada pelo marketing de afiliados.

No mercado de afiliados existem pessoas que ganham R$ 3.000,00 por mês e estão completamente satisfeitas, por outro lado, existem profissionais que se dedicam muito e por isso ganham milhões por mês e sabem que podem ganhar mais.

Pouco mercados são tão generosos como o marketing de afiliados, pois além de liberdade financeira, um afiliado profissional tem totais condições de escolher se trabalhar em casa, ou em um hotel de frente a praia com sua família. Liberdade financeira, liberdade geográfica e liberdade de tempo. Marketing de afiliados é ou não é um mercado fantástico?

Dê um voto de confiança para o marketing de afiliados você também. Busque por conteúdo de confiança e de qualidade. Tenha metas. Estude muito e se esforce todo dia para alcançar essas metas. Surpreenda-se com os resultados!

Os envolvidos no marketing de afiliados

Os envolvidos no marketing de afiliados

Do início ao fim, todo o processo dentro do marketing de afiliados envolve principalmente 3 pessoas, que são os produtores, os afiliados e os clientes. Isso sem contador todos os outros profissionais que prestam serviços, como por exemplo, redatores, copywriters, editores de vídeos, etc.

Enfim, basicamente o produtor cria o produto que será vendido pelo afiliados para o cliente. É a explicação mais minimalista que existe, mas abaixo você pode ver uma explicação mais detalhada sobre cada um dos envolvidos no marketing de afiliados.

Produtores

Os produtores no marketing de afiliados são os responsáveis pela criação do material digital que será vendido. Eles são os produtores de conteúdo dos cursos online, dos livros digitais, etc. Essa produção pode ocorrer de forma totalmente autônoma, em parceria ou por meio da contratação de terceiros.

Eles são, de uma forma bem categórica, os donos do negócio, pois detêm os direitos sobre o material vendido nas plataformas de afiliação. São eles, por exemplo, que autorizam a participação de algum afiliado a fazer as vendas, definem os valores das comissões que os afiliados vão ganhar, promoções, entre outras coisas.

Afiliados

O afiliado é o profissional que promove/divulga o produto de um produtor visando o ganho de uma comissão. Ao realizar a afiliação, ele recebe um link que é só seu e a partir daí ele começa a trabalhar na divulgação do produto. Assim, a cada venda realizada através desse link ele ganha a comissão estabelecida pelo produtor.

É ideal que o afiliado conheça o produto ao qual esteja se afiliando. Assim, ele terá mais autoridade para promover suas vendas e lidar com as dúvidas que os clientes vão ter. Um bom afiliado precisa dominar algumas estratégias de vendas e marketing digital para impulsionar suas comissões.

Vale lembrar que um produtor também pode vender os produtos criados por ele, não necessariamente só os afiliados podem vender esse produto.

Clientes

Os clientes são os consumidores dos produtos criados pelos produtores e vendidos pelos afiliados. O cliente, como em qualquer mercado, tem uma infinidade de opções de produtos disponíveis para comprar, e por isso é preciso saber como converte-los, usando estratégias de copywriting, vendas, persuasão, etc. Eles buscam materiais relevantes que realmente solucionem seu problema.

Clientes querem bom preço, qualidade, bom atendimento e opções de pagamento. Então se você realmente quer ser um bom afiliado e vender muito, precisa pensar em tudo isso para conseguir ganhar muitas comissões. Não adianta ter um bom preço, mas não entregar um produto de boa qualidade.

Então você, como afiliado, precisa saber escolher um bom produto. Aqui nessa página eu falo como escolher um bom produto para divulgar, mas não vamos pular as outra partes que também são importantes. Senta aí e continua comigo 😃

Tipos de afiliados existentes no mercado

Tipos de afiliados existentes no mercado

O afiliado é um tipo de representante do produto de um produtor, isso falei acima. Por meio do link de afiliado ele realiza as vendas que retornam para ele em forma de comissões. O afiliado é um empreendedor digital, porque executa estratégias de marketing digital para vender os produtos que promove.

Entretanto, nem todo afiliado trabalha da mesma forma. Existem dois tipos de afiliados, apesar de esses dois trabalharem com o objetivo de ganharem comissões, eles traçam caminhos diferentes para isso, ficando definidas denominações diferentes para os tipos de afiliados no marketing digital: afiliado árbitro e afiliado autoridade.

Afiliado árbitro

O afiliado árbitro não está interessado em vendas a partir da criação de conteúdo para uma audiência. Ele foca em conversão de vendas imediatas, sem oferecer conteúdo, mas sim investindo em anúncios e mídia paga. Assim, ele não precisa ser uma autoridade ou ser reconhecido como referência no mercado.

Ele se dedica a aplicar estratégias de venda a curto prazo, rápidas, sem haver qualquer influência do seu nome ou imagem. Ele faz isso usando ferramentas como Facebook Ads ou Google AdWords. Para ser um afiliado árbitro você precisa investir dinheiro e nem sempre tem o retorno do valor investido, então não recomendo para afiliados iniciantes.

Afiliado autoridade

O afiliado autoridade é quem busca se tornar uma referência no nicho que pertence o produto que promove. Por isso o termo “autoridade”, pois ele deseja ser uma referência na busca pela solução do problema que o produto resolve. Assim, ele administra canais de comunicação com seu público-alvo.

Geralmente os canais mais usados por um afiliados autoridade são blogs muito bem feitos e com excelentes conteúdos grátis para atrair muitos visitantes, canais no YouTube e outras redes sociais. A popularidade desses canais faz com que esses afiliados consigam ótimos resultados vendendo produtos relacionados ao nicho deles.

O afiliado autoridade investe em conteúdos relevantes, otimizados para os buscadores (SEO). Sua estratégia é que seu conteúdo demonstre tamanha autoridade sobre o assunto ao ponto que faça com que o visitante se sinta confortável em comprar um produto recomendado pro ele.

Tipos de comissões que um afiliado recebe

Tipos de comissões que um afiliado recebe

Sem papo furado, as comissões são o alvo de todo afiliado! Tudo gira em torno dos ganhos que um afiliado vai ter ao promover e vender um determinado produto. Entretanto, existem 4 formatos diferentes de comissões no marketing de afiliados. As maiores plataformas de afiliados do Brasil (Hotmart, Monetizze e Eduzz) trabalham com o formato CPA (custo por aquisição), que é o mais rentável de todos, em minha humilde opinião.

CPA (custo por aquisição)

Esse é o custo por aquisição, é o mais buscado e, como falei, o mais rentáveis entre todos! A comissão é paga sempre que o cliente clicar e comprar um produto através do seu link de afiliado. É um dos mais atraentes por conta do ótimo valor que chega a ser pago em forma de comissão. No marketing de afiliados existem comissões de até 60%.

CPC (custo por clique)

Custo por clique. Esse é um dos modelos mais fáceis e menos rentáveis. A comissão é paga a cada clique realizado no seu link do afiliado, sem a necessidade de o cliente fazer a compra. Se o cliente clicar no link ou banner, você ganha alguns centavos. Logo, só é rentável para quem conseguir um número muito grande de cliques. Um programa que remunera usando o CPC, é o Google AdSense. Recomendo só para quem tem um blog ou canal no YouTube com muitos acessos, mas muitos mesmo.

CPM (custo por mil)

Custo por mil é um dos modelos de afiliação condenado a desaparecer, nele a comissão funciona por mil impressões. Ou seja, a cada mil visitas você recebe um valor determinado anteriormente. Não é preciso efetivar venda ou clicar em algum link, apenas acessar sua página mil vezes. O valor pago é baixo, por isso não é muito indicado pela sua baixa rentabilidade. Não é mais uma opção em boa parte das plataformas. Não recomendo!

CPL (custo por lead)

Custo por lead. O lead é alguém que você leva para visitar uma página, chega a fornecer dados cadastrais, mas não finaliza a compra. É um potencial cliente que está diante de alguma objeção que precisará ser trabalhada pela empresa. Também é um modelo que está entrando em desuso e a comissão costuma ser menor. Esses leads formarão uma base de cadastro, onde a empresa vai precisar criar um relacionamento e futuramente promover produtos ou serviços.

Dicas e conselhos para iniciantes no marketing de afiliados

Dicas para iniciantes no marketing de afiliados

Quando comecei no marketing de afiliados tinha muita dificuldade em fazer as primeiras vendas, isso é ruim, pois desanima muito você sozinho tentar desbravar a selva e adivinhar como fazer a coisa certa, então por muito tempo foi na “tentativa e erro”.

Quando era um afiliado iniciante, eu precisava buscar por conteúdo em sites em inglês e fazer a tradução desse conteúdo para aprender e aplicar em meus projetos. Você não precisa passar por isso, então resolvi trazer algumas dicas para afiliados iniciantes ganharem suas primeiras comissões no marketing de afiliados.

Talvez você queira pular a parte de ser um afiliado iniciante e ir direto para a parte onde já se encontra com o status de afiliado profissional e ganha dinheiro todos os dias. Acontece que não é inteligente querer pular essa parte.

Todo processo de aprendizagem de um afiliado é importante, e você só vai ser um afiliado profissional, se antes aprender o básico como afiliado iniciante. Vai por mim!

Se divirta aprendendo o básico e avance aos poucos. Faça tudo certinho, um passo de cada vez, com isso você aprende todos os passos para ser um afiliado de sucesso que ganha comissões mesmo enquanto dorme ou curte uma viagem com a família.

Já gastei muito dinheiro nesse mercado de afiliados, testei coisas que funcionam e coisas que não funcionam, quebrei a cara e também aprendi muito. Mas se eu tivesse uma pessoa para me ajudar no início no marketing digital, com toda certeza meus primeiros passos como afiliado seriam mais fáceis.

Com isso, peço licença e permissão para me tornar essa pessoa para você. Quero te ajudar passando o que sei que funciona no marketing de afiliados. Não quero ser um guru para você, quero ser aquele amigo que dá os melhores conselhos.

Para começar nossa relação de amizade, preparei abaixo uma listinha com 5 dicas para você aplicar e ter resultados, dicas importantes você sendo um afiliado iniciante ou um afiliado profissional. Confira e aplique:

  1. Promova somente um produto
  2. Escolha um produto de ticket baixo (até R$ 100)
  3. Faça uma análise da página de vendas
  4. Ajude sua audiência
  5. Seja autoridade

Acima eu só fiz uma listinha rápida com 5 dicas e não me aprofundo muito para explicar elas, pois quero passar uma coisa mais rápida, mas aqui no Afiliado Esporte Clube eu criei um artigo com 9 dicas e conselhos para afiliados iniciantes, onde entro em detalhes e falo sobre essas 5 dicas que você viu aqui, além de ter mais outras 4 dicas explicadas.

Melhores programas de afiliados

Melhores programas de afiliados

Acredito que nessa parte do artigo você já deve estar na fase: me diz onde que eu me cadastro para trabalhar como afiliado, rápido, por favor! Então, vamos lá!

No marketing de afiliados exitem diversos programas de afiliados onde podemos se cadastrar de forma totalmente gratuita, definitivamente você não perde nada, então não perca mais tempo e conheça algumas das plataformas de afiliados mais bombadas do Brasil atualmente. São essas:

  1. Hotmart
  2. Monetizze
  3. Eduzz
  4. Lomadee

Se já decidiu que quer entrar no marketing de afiliados, eu recomendo que você se cadastre na Hotmart, uma super referência quando falamos de marketing de afiliação no Brasil. Seus produtos são inteiramente digitais, desde cursos online até ebooks (livros digitais), softwares, etc. São milhares de produtos para você escolher e promover como afiliado.

A Eduzz e a Monetize funcionam de forma similar, mas possuem um acervo menor de produtos. Entretanto, elas também contam com produtos físicos em sua vitrine de produtos, em sua maioria, produtos encapsulados.

Já a Lomadee é uma plataforma onde você pode vender produtos físicos de grandes marketplaces do Brasil, como Buscapé, Americanas, Submarino e Carrefour.

Nunca imaginou, não é? Pois é, você pode escolher seus produtos preferidos dessas lojas para se afiliar e ganhar comissões sobre cada venda. Mas vale lembrar que vender produtos físicos como afiliado não é muito atraente, pois as comissões são muito baixas, 3% em média. Já produtos digitais, você pode ganhar até 60% de comissão.

Quer um conselho? Seja um afiliado de produtos digitais, como cursos, vídeo aulas, livros digitais (ebooks), softwares, etc.

Este é um negócio no qual não existe investimento alto e nem prejuízo. Não há estoque para ficar encalhado, não há custos com entrega de seus produtos. Se dê essa chance, comece hoje mesmo no marketing de afiliados e mude de vida como milhares estão fazendo.

Como começar no marketing de afiliados

Como começar no marketing de afiliados

Basicamente o que você precisa para começar no marketing de afiliados é muito pé no chão, porque no início você vai ficar muito entusiasmado(a) por causa da possibilidade dos altos ganhos financeiros e também pela facilidade de começar (você pode começar imediatamente, agora, se quiser). Vai querer sair por aí divulgando centenas de produtos.

Dessa forma você não vai ter resultado nenhum e amanhã vai colocar na cabeça que o negócio não funciona e que é furada. É claro que não funciona, você começou errado, ué! Então vou tentar aqui te dar o passo a passo para começar no marketing de afiliados da forma correta. Se você quer aprender, vem comigo!

  1. cadastre-se gratuitamente na Hotmart e faça um tour por tudo que a plataforma oferece;
  2. escolha apenas um produto para promover, um produto que você entenda sobre o assunto;
  3. promova o produto escolhido usando as mesmas estratégias que eu uso.

É só isso mesmo. É tão simples que até assusta. Mas por ser tão simples, as pessoas pensam que é fácil, não é fácil! Para começar no marketing de afiliado com o pé direito, faça um passeio pelos outros conteúdos aqui do Afiliado Esporte Clube, você vai aprender muito, e sem pagar nada por isso.

Começar no marketing de afiliados é fácil, mas como já cansei de falar aqui (e vou continuar falando), para se manter em um alto nível nesse mercado, é necessário muito estudo, dedicação e disciplina. Se já estiver fazendo isso, é questão de tempo até os resultados aparecerem!

Estrutura para começar no marketing de afiliados

Estrutura para começar no marketing de afiliados

Como em qualquer negócio, é preciso ter uma estrutura para começar as operações. Mas no marketing de afiliados, a estrutura é muito reduzida e barata. Muitos afiliados começam com o que tem disponível no momento, sem investirem nenhum centavo. Os investimentos em ferramentas e cursos vão acontecendo ao ponto em que o negócio começa decolar.

Não estou falando que é certo ou errado começar no marketing de afiliados sem ou com investimentos, e nunca vou falar algo do tipo, pois entendo perfeitamente que cada pessoa tem uma realidade diferente da outra.

Se você quer começar de uma forma mais avançada, invista em um curso que vai te ensinar o passo a passo para ser um top afiliado, se não tem condições de investir, sem problemas, comece consumindo conteúdo gratuito, aqui mesmo no Afiliado Esporte Clube eu já publiquei conteúdo gratuito suficiente para que qualquer pessoa tenha ótimas condições de começar do zero no marketing de afiliados.

Independente de você ter ou não condições de investir em ferramentas ou cursos para começar no marketing de afiliação, você vai precisar de uma estrutura mínima para iniciar as atividades. Posso dividir a estrutura necessária em duas partes: estrutura física e estrutura digital.

Estrutura física

Aqui não é muito difícil, pois qualquer pessoa (ou a grande maioria) tem a estrutura física necessária para começar a trabalhar como afiliado. Estou falando de um computador ou celular. Se você não tem nenhum dos dois, é preciso comprar. Não é nada legal sair por aí pedindo computador ou celular emprestado para fazer suas coisas, né?!

Estrutura digital

Quando eu falo da estrutura digital para vender como afiliado, estou falando basicamente de internet (óbvio), ferramentas para te auxiliar nas vendas e também dos seus “pontos de vendas”. Os pontos de vendas não existem somente no comércio de rua, eles também existem no marketing de afiliado e posso listar esses abaixo como sendo os principais:

  • Blog
  • Canal no YouTube
  • Redes sociais

Essa é a estrutura mínima que você precisa para começar no marketing de afiliados. Quando começar a ter resultados, você pode e deve investir em seu negócio e em seu conhecimento para crescer ainda mais. Nesse mercado as coisas acontecem muito rápido, quem não se atualiza, acaba ficando para trás. Então sempre que possível, invista em seu conhecimento (cursos, eventos, ferramentas, etc).

Ah, eu trouxe o conceito de “pontos de vendas” para o marketing de afiliados para ficar mais fácil o entendimento, acho que deu certo.

Ferramentas úteis para afiliados

Ferramentas úteis para afiliados

Todo bom profissional precisa de ferramentas exatamente para ser um bom profissional! No marketing de afiliados isso não é diferente! Se você quer entrar com tudo nesse mercado, também vai precisar do auxílio de algumas ferramentas de marketing digital para afiliados.

Boas ferramentas fazem o trabalho de várias pessoas, automatizam o processo de criação de conteúdo, ajudam na divulgação do seu link de afiliado, encontram pessoas interessadas nos produtos que você promove como afiliado, entre várias outras coisas necessárias nesse universo do marketing de afiliados.

Como no tópico anterior falei da estrutura básica para começar a trabalhar como afiliado, da mesma forma vou falar aqui quais são as ferramentas básicas que você precisa, são essas:

  • Hotmart (plataforma de afiliados)
  • Hostgator (hospedagem de sites)
  • WordPress.org (blog)
  • ThemeForest (template premium)
  • Yoast (plugin seo)
  • Ubersuggest (seo)
  • LeadLovers ou E-goi (email marketing)
  • Canva (criar imagens grátis)
  • Pexels (banco de imagens grátis)
  • Google Analytics (análise de tráfego)
  • Tawk.to (chat de atendimento)
  • TinyPNG (comprimir imagens)
  • Freepik (imagens vetoriais)
  • Bit.ly (encurtador de links)
  • Camtasia (editor de vídeos)

Existem várias outras ferramentas que são úteis no dia a dia de um afiliado profissional e a grande maioria delas é grátis. Procure acessar e entender cada uma dessas ferramentas que falei, mas com calma, sem pressa e sem correria.

As ferramentas que são pagas, você não tem obrigação de comprar para usar, basta procurar alternativas gratuitas. Geralmente as ferramentas gratuitas para afiliados são um pouco limitadas, mas podem quebrar o galho enquanto você trabalha em seu negócio para ter resultados e comprar algumas ferramentas depois.

Essas são ferramentas extremamente necessárias para um afiliado iniciante ou profissional, então sugiro fortemente que você conheça os detalhes de cada uma delas. A princípio pode parecer muita coisa, mas quando você for se familiarizando com elas, não vai nem se dar conta de que está usando alguma, de tão fácil que é. Tudo é questão de costume.

Vou criar um conteúdo aqui no Afiliado Esporte Clube para abordar um pouco sobre cada uma dessas ferramentas depois, mas enquanto isso, você pode fazer uma pesquisa no Google sobre essas ferramentas e ir se aprofundando aos poucos. O conteúdo aqui não vai demorar a sair!

Melhores cursos de marketing de afiliados

Melhores cursos de marketing de afiliados

No mercado tradicional existem treinamentos que as empresas pagam para que os funcionários se tornem ainda mais qualificados para exercerem suas funções com maestria. Os cursos para afiliados existem basicamente com esse mesmo objetivo: fazer com que o afiliado fique ainda melhor em sua atividade e com isso impulsionar seus resultados.

Geralmente os cursos e treinamentos para afiliados abordam novas estratégias que alguém criou ou trouxe do exterior, técnicas para divulgar os links de afiliados, novas formas de conseguir mais compradores para os produtos que promovemos, etc. No geral, os cursos ensinam formas que fazem com que você, afiliado ou afiliada, consiga melhores resultados.

É muito comum um afiliado que tem pouco resultado fazer um curso e semanas depois aparecer com resultados incríveis, mas é claro, tudo tem que ser aplicado. Se o curso entrega um conteúdo excelente mas a pessoa não aplica o que foi ensinado nesse conteúdo, a pessoa não vai ter resultados nesse curso e em nenhum outro.

Pois bem, atualmente existem diversos cursos no marketing de afiliados, mas para você não perder tempo e nem dinheiro pesquisando e testando os cursos existentes no mercado, vou listar abaixo os principais cursos que temos disponíveis e que dão muito resultado para quem fizer, são eles:

Fórmula Negócio Online

Esse é o curso de afiliado que eu mais recomendo. O Fórmula Negócio Online é um dos cursos mais completos e melhor falado por quem já teve a oportunidade de participar. O Alex Vargas, que é quem ministra o curso, tem anos de experiência no mercado digital e pode fazer com que você consiga ótimos resultados como afiliado. Ele já tem mais de 100 mil alunos 😲

Acessar curso 

Afiliado Orgânico

Leonardo David resolveu criar o curso Afiliado Orgânico depois de perceber que estava tendo excelentes resultados nas redes sociais trabalhando como afiliado e as pessoas pedindo pra ele revelar as estratégias que usava. O curso Afiliado Orgânico já teve mais de 20 mil alunos e tem vários depoimentos legais e emocionantes em sua página. Vale a pena conferir!

Acessar curso

De novo é preciso falar que você não tem a obrigação de comprar e fazer nenhum curso ou comprar nenhuma ferramenta, mas posso dizer com toda certeza que se você investir nesses dois itens, seu negócio como afiliado pode decolar e fazer você mudar de vida.

Melhores estratégias para afiliados

Melhores estratégias para afiliados

É muito pouco provável que um afiliado consiga ter bons resultados promovendo produtos de qualquer jeito por aí, então não perca seu tempo fazendo isso, sem ter um norte para se guiar. Para ganhar muitas comissões como afiliado, de forma sólida e contínua, você vai precisar entender e aplicar as mesmas estratégias de afiliado que eu e outros profissionais usamos.

No marketing de afiliados você não vai vender daquela forma tradicional, onde fica em um balcão esperando o cliente ou sai na rua batendo de porta em porta, você vai ter seus “pontos de vendas” online, que vão recepcionar seus clientes e vender para eles, como falei brevemente acima, no tópico “estrutura para começar no marketing de afiliados”.

Como já falei, as estratégias que você precisa usar para ser bem sucedido(a) no marketing de afiliados são as mesmas que eu e outros afiliados profissionais usamos, então pode acreditar que elas funcionam e funcionam muito bem, desde que você entenda e aplique em seu projeto da forma correta. As estratégias que eu uso são essas abaixo:

  • SEO
  • Marketing de conteúdo
  • YouTube
  • Isca digital
  • Autoridade
  • Email marketing
  • Copywriting

Eu quero ter uma convivência duradoura com você, então ainda vamos ter muito tempo para falar sobre cada dessas estratégias e muitas outras aqui no Afiliado Esporte Clube.

Essas estratégias que mencionei estão divididas em dois grupos, no primeiro grupo estão as estratégias para atrair as pessoas que talvez vão comprar os produtos que você promove como afiliado, no segundo grupo estão as estratégias que vão converter essas pessoas em compradores.

Você pode acessar o artigo que criei onde falo um pouco mais sobre as estratégias para afiliados que falei acima. Aconselho acessar o conteúdo, porque nele eu falo com mais detalhes sobre cada uma dessas estratégias, de uma forma fácil, que você vai entender e conseguir aplicar.

Como escolher bons produtos para divulgar como afiliado

Como escolher bons produtos para divulgar como afiliado

Já falei sobre a estrutura necessária para entrar no marketing de afiliados, sobre algumas ferramentas e também sobre as estratégias que eu e outros afiliados usamos, mas ficou faltando um ponto super importante. Se você realmente quer ter uma alta performance no marketing de afiliados, você precisa saber escolher os produtos que vai promover/divulgar.

Seu potencial comprador (lead) percorre um caminho online até concluir a compra e fazer com que você ganhe uma comissão. Nesse caminho existe a página de vendas, que é para onde esse comprador é direcionado ao clicar em seu link de afiliado. Para você ganhar várias comissões, a página de vendas do produto que você está divulgando precisa ter algumas características importantíssimas:

  1. Um título que desperte interesse em comprar o produto
  2. Vídeo de vendas que faça o mesmo que o título
  3. Depoimentos de pessoas que já compraram o produto
  4. Vantagens e benefícios em comprar esse produto
  5. Garantia de reembolso caso o comprador desista da compra
  6. Gatilho de escassez (vendas limitadas, promoção acaba hoje, etc)

Basicamente, se você acessar a página de vendas do produto e se sentir atraído ou atraída por esse produto, se despertar um interesse real em comprar, pode divulgar o produto que ele realmente tem potencial de vendas. Se coloque no lugar do seu comprador (lead). Você compraria o produto que vai promover como afiliado?

Os bons produtores (pessoas que criam os produtos) estudam e aplicam técnicas de copywriting na página de vendas dos produtos, já outros produtores não ligam tanto pra isso e não vendem tanto. Ah, só pra deixar explicado: copywriting é a arte de escrever textos que vendem.

Um outro ponto que devemos levar em consideração para vender muito como afiliado, é em relação ao preço do produto. Se você é um afiliado iniciante, procure promover produtos com ticket baixo, não devendo ultrapassar os R$ 100,00. Fique muito bom em vender produtos baratos, só depois comece a vender produtos de ticket alto, mais caros.

Principais eventos de marketing de afiliados no Brasil

Principais eventos de marketing de afiliados no Brasil

Quando participamos de eventos sobre marketing de afiliados, ficamos diante de pessoas altamente capacitadas a nos ensinar o que sabem de melhor. É uma das melhores formas de você absorver conteúdo de alto nível de pessoas que estão onde você deseja estar, no topo, sem falar da possibilidade de fazer network com pessoas que podem abrir várias portas, pessoas que você admira.

Nesses eventos, que acontecem em diferentes épocas do ano, podemos nos atualizar e aprender o que há de novo em nosso segmento, nos deixando mais preparados para enfrentar a concorrência, ganhar mais clientes, e consequentemente mais comissões.

Então, vamos aos principais eventos sobre marketing de afiliados no Brasil:

Afiliados Brasil

O evento Afiliados Brasil é o maior congresso em nosso segmento. Ele é considerado “o melhor congresso de Marketing de Afiliados da América Latina“. Paralelamente ao evento, existe também a Expo Afiliados, onde empresas de marketing digital fazem exposição de produtos e serviços em seus estandes. Os palestrantes do evento são os melhores do mundo, profissionais que possuem uma performance sensacional, e por isso tem muito a nos ensinar.

Fire Festival

O Fire Festival é um evento organizado pela Hotmart, que acontece desde 2015. Além de reunir os melhores afiliados do Brasil, o evento também traz palestrantes de grandes empresas, como Google, Youtube e Facebook, além de artistas como Anitta (2018), que é uma empreendedora exemplar (acho que você não sabia dessa). Como descrevem os organizadores: “três dias imperdíveis de aprendizado com as maiores referências em marketing, negócios e educação“.

Procurei aqui trazer esses dois eventos que estão o mais próximo possível do marketing de afiliados, mas geralmente os grandes eventos de marketing digital também possuem palestras sobre o mercado de afiliação.

Ah, quando você se torna um top afiliado, pode ser convidado a dar palestras em diversos eventos sobre marketing de afiliados e marketing digital, e isso seria uma excelente forma de as pessoas reconhecerem o trabalho que você vem fazendo, então, bora trabalhar para um dia chegar lá.

Eventos exclusivos de marketing de afiliados são raros, geralmente os assuntos são mais abrangentes e englobam todo o universo do marketing digital, mas não tem problema, network sempre é bem vindo ♥. Enfim, sempre que você tiver a oportunidade de participar de um evento sobre marketing de afiliados ou marketing digital de forma ampla, não pense duas vezes, vá!

Como ter sucesso no marketing de afiliados

Como ter sucesso no marketing de afiliados

Quando qualquer pessoa tem contato com o marketing de afiliados já começa pensar nos benefícios e possibilidades que vai ter quando se tornar uma afiliado de sucesso. É normal imaginarmos as mesmas coisas que imaginamos quando jogamos na loteria: liberdade, compras, viagens, etc. Falo isso porque já passei por essa fase também.

Mas continuando, quando um afiliado consegue alcançar o alto nível, ele fica extremamente conhecido no mercado, faz entrevistas em canais do YouTube relacionados ao marketing digital, participa de várias palestras e eventos da área. O reconhecimento é apenas umas das várias vantagens de ser um afiliado de sucesso.

Mas principalmente, ser um afiliado de sucesso traz uma outra vantagem incrível, a vantagem financeira. Um top afiliado ganha muito dinheiro e com isso consegue trabalhar de onde quiser, precisando só de internet e um computador. Isso é maravilhoso!

Enfim, se desde o início dessa página você se pergunta como ser um afiliado bem sucedido, vou te dar essa resposta agora, em forma de lista. É uma lista com 7 itens que podem fazer com que seus resultados melhorem absurdamente. Então, a fim de te ajudar, peço que imprima ou salve essa lista e sempre que possível dê uma olhada para se lembrar dos passos necessários para ser um afiliado de muito sucesso:

  • Seja um afiliado autoridade
  • Se envolva com bons produtos
  • Domine uma estratégia de cada vez
  • Aceite ajuda de ferramentas e outras pessoas
  • Publique conteúdo de valor e com regularidade
  • Tenha uma lista de emails e se relacione com ela
  • Invista em seu conhecimento e crescimento

Eu falo melhor sobre cada um dos itens dessa listinha em um artigo aqui do blog, o artigo é o como ser um afiliado de sucesso e ter uma vida de rei (ou rainha). Acesse!

Pra finalizar, muitos afiliados profissionais sabem como ser um afiliado bem sucedido, mas guardam o segredo a sete chaves, não compartilham com outros afiliados. Não sei se fazem isso por segurança ou egoísmo.

Mas eu parto do princípio que quanto mais conteúdo de valor eu entregar para você, minha audiência, mais resultado vou ter no marketing de afiliados, exatamente como falei no item 5 da listinha (publique conteúdo de valor e com regularidade).

É com isso que finalizo esse artigo. Espero que você venha comigo nessa aventura que é o marketing de afiliados. Bora?