Estratégias para afiliados

Para ter muitas vendas de forma contínua e sólida como afiliado, você precisa estudar e aplicar algumas estratégias de marketing de afiliados. Basicamente existem estratégias para atrair leads e estratégias para converter esses leads. Não perca tempo fazendo SPAM com seus links de afiliado, use as estratégias corretas!

Dificilmente você vai ser um afiliado de sucesso promovendo seus links de qualquer forma por aí, não perca seu tempo fazendo spam! Para ter muitas vendas e ganhar dinheiro de forma contínua e sólida, você precisa estudar e aplicar algumas estratégias de marketing de afiliados.

Ah, é importante falar que estratégias para afiliados não é o mesmo que ferramentas para afiliados. Continuando…

Se você pegar seu link de afiliado e começar a publicar ele em comentários de grupos do Facebook ou vídeos do YouTube, provavelmente vai fazer uma ou duas vendas, mas amanhã vai ter que realizar esse processo todo novamente. Um trabalho cansativo, chato e nada inteligente!

No marketing de afiliados você não precisa ir atrás dos compradores, pois existem estratégias que fazem eles virem até você (inbound marketing). Se você usar as mesmas estratégias usadas por afiliados profissionais, não vai precisar ir atrás dos compradores, pois eles irão atrás de você. Como? Produzindo conteúdo de forma estratégica, como vou te ensinar agora.

Existem dois tipos de estratégias para afiliados

Tipos de estratégias para afiliados

Não sou de usar muitas estratégias para vender os produtos que promovo como afiliado, inclusive já falei em algum outro artigo aqui no Afiliado Esporte Clube sobre usar poucas estratégias e ser bom somente nessas poucas estratégias. Tente achar esse artigo, vai ser bom pra você aprender mais sobre marketing de afiliados 😃

Basicamente, para você vender como afiliado precisa dominar dois grupos de estratégias:

  1. Estratégia para atrair
  2. Estratégia para converter

As estratégias para atrair, servem para fazer com que o possível comprador venha até você, afiliado. As estratégias para converter, servem para que esse possível comprador faça a compra do produto que você, afiliado, está promovendo.

Existem muitas estratégias para atrair e converter, mas não seria honesto da minha parte falar sobre estratégias que nunca usei, então vou escrever aqui somente sobre as estratégias que eu uso e sei que funcionam.

  • SEO (atrair)
  • Marketing de conteúdo (atrair)
  • YouTube (atrair)
  • Isca digital (atrair)
  • Autoridade (converter)
  • Email marketing (converter)
  • Copywriting (converter)

Então tudo que um afiliado precisa fazer para faturar nesse mercado é dominar as estratégias para atrair e converter seus possíveis compradores. Vou entrar em detalhes sobre cada uma dessas técnicas que falei. Bora?

Estratégias para o afiliado atrair

Estratégias para o afiliado atrair

Depois de você se cadastrar em um programa de afiliados e escolher um bom produto para divulgar, vai precisar criar conteúdo para atrair seus possíveis compradores, e só depois de atrair, converte-los em clientes que compram esse produto. Então, se você quer ser um afiliado que ganha várias comissões, veja as estratégias que eu uso para atrair meus clientes.

SEO

SEO é a sigla para o termo inglês Search Engine Optimization, que traduzindo fica otimização para os motores de busca (Google, Yahoo, Bing…). Basicamente SEO é um conjunto de técnicas que usamos para posicionar, nos buscadores, artigos e vídeos quando um usuário faz uma busca por algum assunto. Existem mais de 200 fatores que os mecanismos de buscas levam em consideração para exibir um resultado quando você pesquisa por algo, então, SEO é aplicar alguns desses 200 fatores em nossos artigos e vídeos.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma das minhas estratégias queridinhas para vender todos os dias como afiliado. Entregar um conteúdo gratuito e de valor para sua audiência, tem o poder de atrair e converter essa audiência em clientes. Crie conteúdo (artigos, podcasts, infográficos ou vídeos) que ajude seu público, de forma encantadora.

Existem excelentes empresas que prestam serviços de marketing de conteúdo, mas particularmente não gosto de terceirizar essa parte, gosto que o conteúdo do Afiliado Esporte Clube tenha minha cara e minha linguagem. Mas é absolutamente normal e viável terceirizar o conteúdo do seu projeto, só não faço porque gosto de criar.

YouTube

Usando o YouTube como estratégia para vender como afiliado, você vai estar automaticamente usando o marketing de conteúdo, mas pode (e deve) aplicar as técnicas de SEO para fazer com que seu vídeo atinja mais pessoas. O YouTube é o segundo maior buscador do mundo, só perde para o seu dono Google, então, use-o!

As melhores técnicas que você pode aplicar para ter mais visualizações no YouTube, é definir uma palavra chave principal e colocar essa palavra chave no arquivo do vídeo, no título e na descrição. Com isso você vai estar a frente de muitos concorrentes.

Isca digital

A isca digital é um brinde que você oferece de forma gratuita (óbvio, é brinde hahah) para sua audiência. Esse brinde precisa ser de valor e realmente ajudar seu público de alguma forma. Geralmente esse brinde é um ebook em PDF. Você pode entregar essa isca digital de forma automática através de um formulário de captura de email que é colocado dentro dos artigos do seu blog, usando ferramentas como E-goi e LeadLovers. Essa é uma estratégia para atrair, para converter você vai usar o email marketing (abaixo).

Estratégias para o afiliado converter

Estratégias para o afiliado converter

Se você tiver feito o dever de casa direitinho e entendeu como funciona as estratégias para atrair potenciais compradores, provavelmente vai ter muita gente interessada no conteúdo que você produz em seu blog e canal do YouTube, então agora é a hora que você vai converter essas pessoas em clientes e ganhar dinheiro.

Autoridade

Coloquei essa como sendo a primeira das estratégias para converter, porque acredito que ela seja a mais importante para ganhar dinheiro como afiliado. Tem muito poder! Se você se coloca como especialista em determinado assunto e realmente entrega conteúdo de valor para sua audiência sobre esse assunto, tem presença forte no YouTube, aplica SEO e marketing de conteúdo, vai ser muito difícil você ganhar pouco dinheiro! Só tem um detalhe, não pode ter medo e nem vergonha de mostrar a cara 😄

Email marketing

A estratégia do email marketing é a continuação da estratégia da isca digital. A isca digital foi entregue usando formulários de captura de email através dos artigos do seu blog, lembra? Então agora o que você precisa fazer é se relacionar com esse possível comprador que recebeu a isca digital, entregando mais conteúdo (pode ser outros artigos do blog e vídeos) através de uma campanha automática de email, que é configurada através das plataformas de email marketing que falei acima.

Copywriting

Copywriting é a arte de escrever textos que vendem, simples assim, mas não tão simples assim. Para dominar as técnicas que fazem com que um texto venda, é preciso muito estudo, e estudando copywriting você vai aprender técnicas de persuasão e gatilhos mentais. O copywriting é uma estratégia obrigatória para qualquer afiliado que queira se dar bem nesse mercado e precisa ser muito estudado, pois ele está presente em todos os processos (atração e conversão).

  • Antes do copywriting: como trabalhar vendendo produtos online como afiliado.
  • Depois do copywriting: como ser um afiliado de sucesso e ter uma vida de rei (ou rainha).

Além das estratégias para afiliados desse artigo, eu escrevi um outro conteúdo onde dou dicas para afiliados iniciantes e conselhos para você crescer de forma sólida nessa profissão. Aconselho que acesse, pois algumas das dicas do artigo você vai carregar por toda sua trajetória como afiliado.

Enfim, salve esse artigo em algum lugar, nos favoritos, em seu navegador, no celular, não sei, mas salva, porque vou atualizar ele sempre que tiver novidade nesse lindo mercado de afiliados que a gente faz parte.