Dicas para afiliados iniciantes

Todo o processo de aprendizagem de um afiliado é importante, e você só vai ser um afiliado profissional, se antes aprender o básico como afiliado iniciante. Para crescer nesse mercado, você precisa consumir e aplicar algumas dicas e conselhos para afiliados iniciantes.

Quando eu comecei a trabalhar como afiliado, tinha muita dificuldade em encontrar conteúdo relevante para me ajudar a fazer as primeiras vendas, isso é ruim, pois desanima muito você sozinho tentar adivinhar como fazer a coisa certa, então por muito tempo foi mais na “tentativa e erro”.

Já trabalho com marketing de afiliados há muito tempo, mas quando era um afiliado iniciante, precisava buscar por conteúdo em inglês e fazer a tradução desse conteúdo. Não quero que você passe por isso, então resolvi trazer esse artigo com dicas para afiliados iniciantes ganharem suas primeiras comissões.

Estou partindo do pressuposto que você realmente seja um afiliado iniciante, então vou falar aqui sobre algumas estratégias básicas para você ganhar as primeiras comissões, caso queira um conteúdo mais completo e aprofundado, pode conferir o artigo sobre as melhores estratégias para afiliados, que escrevi para quem está em um nível mais avançado.

Ser um afiliado iniciante é importante

Ser um afiliado iniciante é importante

Você já viu o filme Click? Basicamente o filme conta a história do personagem Michael Newman (Adam Sandler), que ao entrar em uma loja, ganha um controle remoto misterioso, que pode adiantar/pular partes da vida, como uma reunião chata no emprego, brigas com a esposa, latidos chatos do cachorro, etc.

Ele avança tantas partes “chatas” da sua vida, que no final se dá conta de que pulou partes importantes e necessárias, como o crescimento e casamento dos filhos, descobriu que se divorciou, o cachorro que tanto amava morreu, etc. Ele se arrependeu de usar o controle, claro! Por sorte foi apenas um pesadelo dele.

Falei sobre esse filme porque talvez você esteja querendo pular a parte de ser um afiliado iniciante e ir direto para a parte onde é um afiliado profissional e ganha milhares de reais por mês enquanto se diverte. Acontece que não é inteligente querer pular essa parte.

Todo o processo de aprendizagem de um afiliado é importante, e você só vai ser um afiliado profissional, se antes aprender o básico como afiliado iniciante.

Se você é um afiliado iniciante, não tente ir direito para o conteúdo avançado, se divirta aprendendo o básico primeiro e avance aos poucos. Faça tudo certinho, um passo de cada vez, com isso você aprende todos os passos para se tornar um afiliado de sucesso que ganha comissões mesmo enquanto dorme ou curte uma viagem com a família.

Dicas e conselhos para afiliados iniciantes

Dicas para afiliados iniciantes

Já gastei muito dinheiro nesse mercado de afiliados, testei coisas que funcionam e coisas que não funcionam, quebrei a cara e também aprendi muitas coisas úteis. Mas se eu tivesse uma pessoa para me ajudar no meu início no marketing digital, há uns 8 anos atrás, com toda certeza meus primeiros passos como afiliado seriam mais fáceis.

Com isso, peço licença e permissão para me tornar essa pessoa para você. Quero te ajudar passando o que sei que vai funcionar nessa fase inicial e em toda sua sua trajetória no marketing de afiliados. Não quero ser um guru para você, quero ser aquele amigo que dá os melhores conselhos. Eu e esse meu projeto Afiliado Esporte Clube, só queremos ajudar!

Para começar nossa relação de amizade, preparei abaixo uma listinha com 9 dicas para você aplicar e ter resultados, dicas importantes você sendo um afiliado iniciante ou profissional. Confira e aplique:

1. Escolha uma plataforma de afiliados

No mercado brasileiro existem algumas plataformas de afiliação, dentre as várias, gosto de falar sobre 3 (Hotmart, Eduzz e Monetizze). O cadastro nessas plataformas é grátis, e por isso você vai querer se cadastrar em todas, sem problemas, mas tente usar apenas uma por enquanto. Caso tenha dificuldade em escolher a melhor, sugiro que dê uma olhada no artigo que escrevi sobre qual é a melhor plataforma de afiliados do Brasil. Minha opinião: use a Hotmart.

2. Escolha somente um produto

No início vai ser tentador, mas seja forte e tente não sair por aí divulgando vários produtos de uma vez. Um afiliado iniciante tem essa vontade de vender rápido e por isso quer vender todos os produtos de uma vez, não faça isso. Trabalhe para vender apenas um produto no início, até você pegar o jeito e aprender como funciona. Escolha um produto que você se identifica, um produto que você tenha um pouco de afinidade com o assunto. Selecione uns 5 produtos e dentre eles, escolha 1 para trabalhar.

3. Analise a página de vendas

Sempre que um potencial comprador clicar em seu link de afiliado, esse comprador é direcionado para a página de vendas do produto, e para você ganhar várias comissões, essa página de vendas precisa ter algumas características. Então, faça uma análise das páginas de vendas dos 5 produtos que você selecionou e escolha a melhor. Essas páginas precisam ter:

  • Título que desperte interesse em comprar o produto
  • Vídeo de vendas que faça o mesmo que o título
  • Depoimentos de pessoas que já compraram o produto
  • Vantagens e benefícios em comprar o produto
  • Garantia de reembolso caso o comprador se arrependa
  • Gatilho de escassez (vendas limitadas, promoção acaba em 24 horas, etc)

Se coloque no lugar do comprador. Você compraria o produto que vai promover como afiliado? 

4. Produto de ticket baixo

No mercado de afiliados existem produtos caros, que passam dos R$ 10.000,00. A comissão é boa, mas a venda é muito difícil! Então, fuja desses produtos por enquanto! É mais fácil promover e vender um produto que tenha um preço de no máximo R$ 100,00. Vender produto caro demora e pode fazer você desanimar e desistir desse mercado por não ter resultados rápidos, então, primeiro fique muito bom em vender produtos baratos, por experiência própria.

5. Tenha uma estrutura

Seu trabalho como afiliado fica muito mais fácil se você tiver uma estrutura trabalhando para você. Essa estrutura é composta basicamente por blog, canal no YouTube e lista de email. Dentro dessa estrutura, procure criar conteúdo grátis e de valor para sua audiência, conteúdo relacionado ao produto que você vende. Caso queira vender um produto fitness, por exemplo, crie conteúdo com dicas de alimentação saudável, dicas de exercícios físicos, etc.

6. Ajude sua audiência

É difícil ler isso, porque sei que você quer ganhar dinheiro rápido, mas procure não focar na venda, e sim focar na sua audiência, nos visitantes que acessam os conteúdos que você produz (blog, YouTube, etc). Quero dizer que você precisa entregar um conteúdo de valor, grátis, que transforme a vida da sua audiência. Grave isso: quanto mais conteúdo grátis você entregar, mais vendas você vai fazer, sendo um afiliado iniciante ou profissional. Entregue conteúdo de valor para eles e suas vendas vão acontecer de forma natural.

7. Esqueça o tráfego pago

Afiliados mais experientes no mercado usam uma estratégia mais avançada para atrair possíveis compradores. Essa estratégia é a compra de tráfego. Isso pode ser feito usando Facebook Ads, Google Adwords, Outbrain e Taboola. Mas esqueça isso por enquanto, vamos focar no tráfego orgânico, que é o oposto do tráfego pago. No tráfego orgânico você produz conteúdo e os compradores vem até você, através do blog e vídeos do YouTube.

8. Seja autoridade

Não gosto de ver um afiliado fazendo spam em grupos do Facebook e em comentários de vídeos no YouTube. Não precisa disso para vender no marketing de afiliados. O correto é ser um afiliado autoridade, mas isso demora. Para deixar de ser um afiliado iniciante e se tornar uma afiliado autoridade, você precisa manter consistência na produção de conteúdo, de preferência, precisa aparecer, mostrar seu rosto. As pessoas tem mais segurança em comprar de uma pessoa que elas conhecem. Faz sentido pra você?

9. Você não vai vender hoje

Quando começamos a trabalhar como afiliado, não paramos de pensar nas várias comissões que poderemos ganhar, em tudo que podemos comprar, etc. Acontece que um afiliado recém iniciado nessa profissão não vai fazer vendas no primeiro dia, talvez nem na primeira semana ou primeiro mês. Para criar uma audiência e um negócio sólido, leva tempo, em toda área, mas acredite em mim, quando isso começar acontecer, você vai olhar pra trás e falar “valeu muito a pena, que mercado maravilhoso”!

Um ponto que considero muito importante mencionar antes de concluir esse artigo, e que os afiliados experientes sabem pois também já passaram por isso, é que realmente o início é difícil, mas é extremamente necessário para crescer como afiliado de forma sólida.

Sabendo disso, não desista no início e persista, tenha horários definidos para trabalhar em seu projeto, publique conteúdo de qualidade e com frequência, quando menos esperar, você vai ver esse projeto decolar, e ver as notificações das comissões sendo exibidas para você.